Designer de doces usa o tédio na quarentena para fazer docinhos de memes

29/06/2020

 

O tédio da quarentena fez a designer de doces Julia Cordeiro investir o tempo em algo inusitado: criar brigadeiros em forma de meme. Desde 2015, ela e a mãe, a aposentada Claudia Cordeiro, tiram boa parte da renda familiar por meio do Ateliê Doce Arte, negócio de venda de bolos e outros quitutes para festas que criaram. Enquanto a mãe fica responsável pelos recheios Julia faz a decoração. Para “fazer uma graça” nas redes sociais — como ela mesma disse, em entrevista ao Hypeness —, decidiu imaginar docinhos em forma de quatro memes conhecidos na internet. As fotos do resultado receberam mais de 193 mil curtidas no Twitter e fizeram muita gente jurar que era montagem.


“(Isso aconteceu por causa da) Quarentena né? Como eu trabalho com isso, estava sem nada para fazer o dia todo. E pensei que precisava chamar atenção para o nosso trabalho. As pessoas compram da gente e ficam impressionadas. Foi quando resolvi fazer de meme, mas eu nem esperava essa repercussão toda”, conta Julia. Estudante de Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ela trancou o curso para se dedicar apenas aos doces quando a situação financeira da família apertou.

“No começo, a gente cobrava muito barato e a conta não fechava. Quando veio esse período mais complicado, eu tranquei o curso e a gente passou a viver só do doce para sustentar a casa com três pessoas”, diz. Julia conta que, para um kit festa completo, elas cobravam R$ 120, valor que mal pagava os custos de produção, que envolve brigadeiros e bolos tradicionais, mas também os mais artísticos.“Minha mãe gosta de fazer os brigadeiros e os bolos e eu fico com a arte! Mas o docinho de Leite Ninho, sou eu que faço porque é uma massa que eu sei trabalhar mesmo”, explica. O primeiro contato de Julia com a arte veio “do nada”. Sem qualquer tipo de formação na área (ela nunca fez um curso sequer), ela começou a desenvolver os talentos quando passou a ter aulas de arte na escola pública em que estudava no Ensino Médio. Nessa época, ela se envolveu com pintura e desenho e, mais tarde, quando um primo mais novo completou seu primeiro aniversário, Julia se arriscou pela primeira vez na decoração. Dali em diante, o talento foi só aprimorado com a prática e a ajuda de vídeos aleatórios no YouTube. 


Julia e Claudia Cordeiro: mãe e filha fazem arte em doces e bolos.

“Não teve um porquê para escolher esses memes especificamente. Eu só queria fazer o do ‘bota’ porque ele é muito fofinho, eu acho”, ela ri. “Mas os outros foram por causa da internet mesmo. Inclusive deu um problema sério porque eu não sabia que esse sapinho verde tem uma ligação com a extrema direita nos Estados Unidos, que eles se apropriaram dele. Eu não sabia disso e me explicaram.” Julia afirma ter se surpreendido quando viu que o humorista Whindersson Nunes havia compartilhado sua publicação. “Quando eu vi, fiquei me perguntando: ‘Meu Deus, o que está acontecendo?’”Por conta da quarentena, o Ateliê tem recebido menos encomendas, até para dar um respiro na rotina de trabalho que as duas vinham levando ao longo desses anos. Apesar disso, as entregas que têm acontecido são feitas no Ateliê mesmo. “Respeitando as regras do isolamento e sem contato físico”, ela garante. 


E o que Julia vai fazer com os brigadeiros de meme agora famosos. “Eu guardei! Coloquei tudo em plástico filme para passar verniz depois. Vou guardar para mostrar que eu tive meu momento de fama por dia na internet.”O Ateliê Doce Arte aceita encomendas de bolos e brigadeiros pelo WhatsApp: (21) 97167-2951. 

 

Fonte: Hypeness 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload